quarta-feira, 13 de abril de 2011


O hábito de tirar cúticula, para deixar a unha mais bonita, antes de passar o esmalte, é comum entre as brasileiras. Até mesmo por deixar a aparência da unha mais bonita, já que as nossas mãos estão visivelmente à mostra. Mas você sabia, que tirar completamente as cutículas, faz mal à saúde?
As cutículas, também conhecidas como eponíquios é o ponto de conexão entre as unhas e o corpo. As unhas são feitas de camadas de queratina, uma proteína que também existe na pele e no cabelo. Os cavalos tem queratina nos cascos. Os chifres dos rinocerontes são feitos de queratina, parecida com a nossa unha só que  muito mais espessa. A parte que conhecemos das unhas – a parte que você apara – é conhecida como lâmina ungueal.  A cutícula se sobrepõe à lâmina ungueal na base da unha. À medida que as células da unha envelhecem, elas endurecem e são empurradas para fora, por baixo da cutícula, e você pode ver as células mais velhas que compõem a porção visível das unhas.
As cutículas não representam uma parte inútil da estrutura dos dedos. Ajudam a proteger as novas células de queratina de danos enquanto elas amadurecem e estendem o comprimento das unhas. A maneira pela qual a cutícula se sobrepõe à lâmina ungueal também ajuda a selar a brecha entre a pele e as unhas. Sem essa vedação, os dedos ficariam mais susceptíveis a intrusões e subsequente infecção por vírus e bactérias.
É lei nos Estados Unidos e na Europa não retirar cutículas; por lá, as manicuras hidratam a pele com produtos adequados e empurram-nas com espátula, sem cortes. Já as brasileiras adoram tirar a cutícula quando vão fazer as unhas - o que, em média, acontece pelo menos uma vez por semana.
Olha meninas, faz um ano que deixei de tirar a cutícula, estou apenas hidratando e empurrando com a espátula. No começo foi bem difícil, pois a cutícula ficava feia, grossa; mas agora quase nem dá pra ver ela. Estou muito contente com o resultado, e não quero mais saber de cortar as pobrezinhas!
Alguns produtinhos indicados para hidratar suas cutículas:
Avon Nail Experts Mira-Cuticle Complexo Redutor de Cutícula, Avon (R$5): o creme para unhas da Avon promete reduzir as cutículas. A embalagem recomenda que durante a primeira semana o uso seja intercalado, dia sim, dia não. O teste foi feito com o uso ininterrupto, e as cutículas reduziram em dois dias. O aspecto é de unhas feitas. De fato, o creme funciona. Esse eu uso e recomendo!
. Bepantol (R$11,75): a pomada cicatrizante pode ser usada também para conter o crescimento da cutícula. O produto foi passado nas unhas antes de dormir e, em poucos dias, a cutícula estava no lugar, com aspecto de feitas no salão. Esse também este aprovado!
Existem vários produtos importados, mas como eu não testei nenhum deles, não vou cita-los aqui.


 

6 comentários:

  1. olha...se eu não tiro as minhas, as unhas não crescem., mas vejo realmente esse bepantol por ai nos blogs...milagroso, mas ainda não usei..

    bjs

    ResponderExcluir
  2. nossaaa nao sabia esta do bepantoll, carambaa vou testar rsss
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. OII adorei saber, eu nunca tirei a cutícula em extremo, so as "rebarbas" e com isso nunca tive problemas delas serem enormes, ...bjs

    www.mdemulhermoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nao sei como não é lei aqui no Brasil é um absurdo eu li sobre uma pesquisa sobre manicures e que nao usam luvas e que muitas já estão com hepatite. Eu não faço o uso de alicate e é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Eu nao sei como não é lei aqui no Brasil é um absurdo eu li sobre uma pesquisa sobre manicures e que nao usam luvas e que muitas já estão com hepatite. Eu não faço o uso de alicate e é maravilhoso.

    ResponderExcluir

Utilize os comentários de forma cordial e educada!

Comentários ofensivos, que utilizem linguagem inadequada serão deletados. Assim como comentários feitos por "anônimos" e que o único propósito é ofender.

Gostou da matéria, então comente!

Beijos!!!!

Vanessa Stankievicz

Vanessa Stankievicz

Seguidores

Melhores do mês

Tecnologia do Blogger.

Anuncie aqui

Anuncie aqui

Categorias