sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
 O rosto pode estar impecável, o corpo em forma, os cabelos sedosos e brilhantes, mas, e as mãos? Elas são capazes de trair até a mais vaidosa das mulheres: é a parte do corpo em que é mais difícil disfarçar a passagem do tempo. Que o diga Madonna. A popstar é sempre lembrada quando se trata de evidenciar mãos envelhecidas. A imagem impressionante ao lado ganhou a internet no final do ano passado. Nem o rosto impecável da cantora, 52 anos, conseguiu tirar o foco de suas mãos e braços descuidados.
Essa parte do corpo sofre mais a ação do tempo por alguns motivos: além de ter a tendência natural de perder gordura e elasticidade com o avanço da idade, fica extremamente exposta a agentes externos, tais como poeira e produtos químicos. Além disso, é comumente esquecida dos cuidados diários. “A pele da mão tem pouca sustentação, porque os fibroblastos, que produzem colágeno, estão presentes em menor quantidade”, diz a dermatologista Cristiane Braga. “De quebra, sofre o envelhecimento intrínseco, determinado pela idade e genética, e o extrínseco, por conta dos principais agressores externos, como sol, cigarro e agentes de limpeza”. A recomendação é evitar o uso de sabões fortes e hidratar as mãos sempre que forem lavadas, além de garantir proteção solar adequada à exposição da pele.

Sem manchas
As manchinhas escuras, chamadas melanoses, são causadas pela exposição ao sol. Para evitá-las, é preciso passar o filtro solar de forma adequada. “O importante é proteger a pele das radiações UVA e UVB, durante todo o dia”, diz Denise. Para pessoas que trabalham em ambientes externos e com alguma exposição solar, ela recomenda que o filtro seja aplicado de duas em duas horas. Para aqueles que ficam em ambientes fechados, a indicação é de três vezes ao dia: pela manhã, na hora do almoço e no meio da tarde – parece muito, mas conte quantas vezes você lava as mãos por dia. O produto, mesmo à prova d´agua, tende a ser eliminado.
Peles mais claras ou que ficarão expostas devem ser protegidas por filtro solar fator 30, no mínimo. Para as morenas não expostas, a recomendação mínima é de FPS 15. “Há novos fotoprotetores capazes de tratar a pele, prevenindo as melanoses com substâncias antioxidantes”, diz Cristiane.
Mas se o estrago já foi feito, há várias opções de tratamentos, veja quais são eles:

Para manchas
- Geralmente, os dermatologistas recomendam cremes clareadores formulados com ácidos, como kójico, alfa arbutin e vitamina C. A utilização de ácidos deve ser muito cuidadosa, por isso, consultar um dermatologista é indispensável.
- A dermatologista Lígia Kogos indica aplicação de neve carbônica ou microeletrocauterização. “Queima-se as manchinhas e a pele que cicatriza fica mais clara. Depois, é aplicado ácido retinóico para uniformizar a cor”, conta.
Falta de elasticidade
- É possível combatê-la com a estimulação da produção de colágeno, por meio do peeling químico, por exemplo. “Promove a troca de células mais velhas por outras mais jovens e dá um aspecto mais viçoso à pele”, diz Denise.
Veias saltadas e vasinhos
- Para eliminar vasinhos mais superficiais, é possível usar o laser. Os resultados costumam ser bastante satisfatórios.
- Mãos com veias saltadas podem ter o aspecto melhorado com preenchimentos à base de ácido hialurônico ou hidroxiapatita, que devolvem a uniformidade à pele, com resultados que podem durar dois anos ou mais. “São esferas de cálcio com potencial de preencher e estimular a produção de colágeno, assim como o ácido poliláctico, que melhora a qualidade do tecido da pele ao estimular o colágeno”, afirma Denise.
- O laser pode ser utilizado como um estimulante ao preenchimento da pele, por meio de uma reação natural. “Pode ser feito o uso de laser como o preenchimento, na estimulação da atividade dos fibroblastos, mas o resultado demora mais para aparecer”, diz Cristiane.
A escolha do peeling ideal
Os peelings renovam a aparência da pele, mas devem ser usados com cuidado e parcimônia por serem muito agressivos. “O ácido tricloroacético é aplicado a cada seis meses e descama a mão, deixa a pele muito vermelha, mas existem outros mais superficiais, como os de ácido glicóico e retinóico”, diz Denise. A escolha depende da avaliação dermatológica e, em todos os casos, deve-se evitar exposição solar nos dias seguintes ao tratamento. “É preferível fazer mais vezes e menos fortes, tanto peelings quando aplicações de laser”, recomenda Lígia Kogos.
Ligia afirma que, com a combinação certa entre os tratamentos, é possível tirar até 20 anos da aparência das mãos. “Uma mulher de 50 anos pode ter mãos com a aparência de mãos de 30”, afirma a dermatologista. Então, mãos à obra!
 Fonte: Delas
Cuidem bem das suas maozinhas!!!!
Beijos!

4 comentários:

  1. verdade né é melhor deixar a idade vir
    bjussssssssss

    ResponderExcluir
  2. Afff... concerteza nossas mãos enregam a idade, e as dela estão um horror!!

    Bjão Flor!!
    complementto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi moça.,

    depois de um longo período de férias estou de volta.,

    obrigada pelo recadinho lá no blog.,

    hoje pretendo passar nos blog amigos e a partir de agora....blog todo dia!!!

    estou com saudades....

    é....minha musa precisa dar uma enxugfadinha nas mãos...

    realmente é difícil esconder a idade nas mãos...


    beijos

    ResponderExcluir
  4. Khenberly, Naty e Sil obrigada pelos comentários, bjus a todas!

    ResponderExcluir

Utilize os comentários de forma cordial e educada!

Comentários ofensivos, que utilizem linguagem inadequada serão deletados. Assim como comentários feitos por "anônimos" e que o único propósito é ofender.

Gostou da matéria, então comente!

Beijos!!!!

Vanessa Stankievicz

Vanessa Stankievicz

Seguidores

Melhores do mês

Tecnologia do Blogger.

Anuncie aqui

Anuncie aqui

Categorias