quarta-feira, 27 de outubro de 2010
O Dia de Los Muertos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

Essa tradição mexicana vem se tornando popular mesmo entre os não mexicanos e até mesmo não religiosos. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces. Um dos ícones mais populares e os preferidos das crianças - a caveira de açúcar - se tornou o desenho favorito nas pinturas, artes e até mesmo louças.

História
As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
Quando os espanhóis chegaram à América no século XVI, se aterrorizaram com esta prática, e no intento de converter os nativos, fizeram as festividades coincidirem com as festividades católicas do Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos. Os espanhóis combinaram seus costumes com o festival centro-americano criando um sincretismo religioso que deu lugar ao atual Dia dos Mortos.
Segundo à lenda, os mortos são bem-vindos pela família, que preparam altares e oferendas. O altar consiste em muitos objetos que lembram os entes que se foram, como retratos, flores, perfumes e brinquedos. Um dos itens mais comuns entre as oferendas é a famosa caveira de açúcar.

Como elas são feitas?
As caveiras de açúcar são feitas com açúcar, merengue em pó e água. A mistura é colocada em um molde em forma de caveira e após algumas horas está pronta pra ser decorada.
São usados corantes, papéis e todo o tipo de confeitos pra fazer a pintura nos olhos e na cabeça. Às vezes são deixados espaços em branco pra que se escreva o nome do ente querido que se foi. A arte de criar a caveira é um ritual de toda a família. Elas não são feitas de forma triste, pelo contrário, são usadas muitas cores e muitos elementos que trazem  boas recordações dos que se foram e elas são oferecidas junto com os presentes no altar.
Significado explicadinho, é hora do makeup!





 Espero que gostem, beijos!!!!

10 comentários:

  1. Esse olho ahasou, adorei, ficou muito legal mesmo. Adoro essas makes artísticas. Beeijos.

    ResponderExcluir
  2. ahahahha....fez mesmo...que legal!

    Vanessa...eu sinceramente desconhecia a história por tras das caveiras e achei super bacana o post com as informações...


    que maneira divertida de homenagear os entes queridos não é mesmo?

    e faz parte da cultura local....fico imaginando que nos EUA deva aparecer - principalmente em Miame umas caveiras assim...pois tem muito mexicano lá....

    e mais uma vez como a igreja católica devastou no passado ( ou tentou) com a religião muita cultura dos povos.....com o seu argumento de
    "religião certa" .

    Aqui no Brasil temos várias festas folcloricas e tem uma que gostaria que vingasse , que é o sacizada...rsrsr

    agora no dia dos mortos.,.....temos o zumbie walk surgindo nas capitais do Brasil...mas não faz parte da cultura.....( dia 02 de novembro agora no patriarca- eu vou pra ver as makes!)

    ----seguimos mesmo o que a religião católica impôs.....bah!


    bjs e amei a make...


    a pele do rosto foi feita com quê? quais os produtos...me fala aê - amei a cor...na foto pelo menos não parece bco total e sim um bege...

    amei! bjs

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA MINHAS QUERIDAS BLOGUETES!!!!
    BJUS!

    ResponderExcluir
  4. QUE LEGAL FLOR! ADOREI!!!
    FICOU PERFEITO!

    BJINHOS!

    ResponderExcluir
  5. Oi lindonaaaa
    eh a primeira vez q passo por aki, e adorei conhecer o seu blog!! Eh pq fico mt satisfeita qd encontro alguem p dividir os mesmos gostos q eu , assim como make...hehehhehe
    Jah estou te seguindooooo!!!
    Aproveito p convidar vc e suas leitoras a participarem do sorteio q tah rolando lah no blog!!! Uma linda sandália e será uma honra ter vc participando do sorteio!!! Espero a sua visita!!! Bjk, Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Ficou show a make!!!
    Obrigada por passae no meu bloguxo!volte sempre quiser!!

    bjos!

    http://frescurisse.blogspot.com

    ResponderExcluir

Utilize os comentários de forma cordial e educada!

Comentários ofensivos, que utilizem linguagem inadequada serão deletados. Assim como comentários feitos por "anônimos" e que o único propósito é ofender.

Gostou da matéria, então comente!

Beijos!!!!

Vanessa Stankievicz

Vanessa Stankievicz

Seguidores

Melhores do mês

Tecnologia do Blogger.

Anuncie aqui

Anuncie aqui

Categorias